top of page
  • suaclinicavisage

OQUE É BRUXISMO?

Atualizado: 1 de jul. de 2022



O bruxismo é uma desordem fisiológica que acomete a musculatura da mastigação e faz com que o paciente tenha apertamento dental, é um problema muscular que afeta os dentes por ter um apertamento e um excesso de força na musculatura da mastigação, esses músculos começam a ter uma disfunção e começam a apertar os dentes durante o dia ou durante a noite.

Quando o bruxismo se manifesta?

normalmente o paciente sente o apertamento durante o dia, porém é mais comum durante a noite, o “ranger de dentes” normalmente o próprio paciente não sente isso durante a noite, normalmente são os parceiros ou familiares que observam o comportamento durante o sono, o nome bruxismo se é dado pois o barulho do ranger de dentes é um barulho estranho, e assustava as pessoas na hora de dormir.

Para identificar o bruxismo é necessário um especialista na área pois irá compreender todo o diagnóstico, porém o diagnóstico mais comum são dentes desgastados exageradamente, sensibilidade nos dentes, e as vezes o dente pode vir até a quebrar, além destes sintomas, o paciente também pode ter, dor de cabeça, desconforto na mandíbula, dor no rosto, ou o paciente pode acordar com cansaço na mandíbula. O bruxismo não tem uma causa identificada como certeira, porém uma das grandes influências é o estresse e também a ansiedade.


O que fazer para tratar o bruxismo?

Primeiramente é necessário uma avaliação, uma anamnese clínica e psicológica para compreender o paciente, seus hábitos e a sua rotina.

Há dois tratamentos que são eficientes em consultório odontológico no trato do bruxismo que seria, a placa de bruxismo que é moldada em consultório, ela é confeccionada em laboratório pois é uma placa específica de acetato, feita para o paciente não fazer o atrito de um dente com outro, e assim não causar injúria no dente, e botox para o bruxismo.

No bruxismo, a toxina botulínica é aplicada em pontos localizados nos músculos temporal anterior e masseter, na mandíbula. O Botox age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura, assim o botox reduz a atividade da musculatura envolvida, trazendo conforto e qualidade de vida para o paciente, na ilustração é possível compreender como fica a estrutura do dente no decorrer do tempo, caso o bruxismo não seja tratado.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page